A crescente demanda por serviços de TI e telecomunicações nas cidades se deve, principalmente, às necessidades de:
- Integração de sistemas governamentais em diversas esferas;
- Criação de bases de dados operacionais e gerenciais;
- Convergência de serviços de voz, comunicações unificadas, imagens e IoT;
- Otimização da utilização dos recursos do município, segurança pública, transporte e infraestrutura;
- Otimização e controle de matriz energética (Energia, Água, Gás);
- Implementação de políticas públicas de inclusão digital;
- Prestação de serviços ao cidadão com alta qualidade e agilidade no tempo de resposta.
Atendendo a essa demanda, a Net Telecom projeta e implanta redes MAN (Metropolitan Area Network) multisserviços de alta performance e alta disponibilidade de abrangência municipal interconectando Data Centers, Pontos de Presença e os mais diversos edifícios (administrativos, hospitalares, educacionais) além de câmeras de segurança pública, controles semafóricos, dispositivos IoT, dispositivos ambientais e demais serviços de conectividade IP.
A principal pergunta é: “Como implantar esta rede com baixo custo de solução e manutenção, alta disponibilidade, escalabilidade e capacidade de tráfego multisserviços?”
A Net Telecom em parceria com os principais fabricantes de soluções de tecnologia tem executado projetos de Infovias Municipais que respondem integralmente a esta questão. Isso é possível com uma arquitetura mista de anéis ópticos 10/40/100 Gigabit Ethernet compondo as camadas principais de núcleo e distribuição onde serão interligados o Data Center Principal, Data Center de Contingência e os POPs (Pontos de Presença / Distribuição). A capilaridade é garantida por uma camada de acesso baseada na Tecnologia FTTx GPON interligando os edifícios municipais e os dispositivos de serviços mencionados.
A seguir, algumas tecnologias de redes ópticas que são a base de construção das camadas físicas dessas redes executadas pela Net Telecom.
Backbone e anéis ópticos
Utilizando de boas práticas de roteamento de cabos, são lançados por rotas distintas, enlaces de cabos ópticos monomodo normalmente de maiores densidades de pares (24; 48; 96; 144FOs) compondo o backbone das redes metropolitanas prevendo a resiliência e capacidades necessárias às operações de alta criticidade.
FTTx GPON
As redes GPON implantadas pela Net Telecom em camadas de acesso, visam o ganho de escalabilidade e capilaridade baixando os custos por dispositivo conectado. Sem abrir mão de performance, com transmissão e recepção dos sinais em uma única via de fibra óptica, a tecnologia permite aplicação de splitters ópticos que dividem o sinal compartilhando 2.5Gbps (GPON) ou 10Gbps (XGPON) por diversas conexões reservando as bandas necessárias por serviço.
FiberMesh
Consiste na criação de uma rede de alta disponibilidade e baixíssima complexidade de gerenciamento/operação, interligando cada nó da rede com diversas rotas de fibras ópticas e services cables que permitem a convergência passiva em caso de queda de rotas principais. Tecnologia bastante utilizada pela Net Telecom em redes Self Healing de distribuição de energia.